TIGRE
Panthera tigris

O tigre é o maior animal felino que existe. À primeira vista, parece mesmo um gato gigante. Aliás, os gatos também são felinos.

Há cem anos atrás existiam 100.000 tigres no mundo mas, infelizmente, atualmente só existem cerca de 5000.

É que os tigres são, hoje em dia, animais em risco de extinção. Não só por causa dos caçadores que os matam por causa do seu pelo, mas também devido aos agricultores que ocupam os seus habitats (onde os tigres vivem) para os desflorestarem e cultivarem.

Os tigres surgiram na Sibéria, mas começaram a espalhar-se por outros países como Índia, Indochina, Birmânia, Samatra, Java, Bali e Turquia.

É por isso que existem várias subespécies de tigres. Das oito subespécies (subdivisões da espécie) de tigres que existiam, hoje só há cinco, porque as outras três já desapareceram devido à ação do homem.

As três subespécies que já não existem são: o tigre de Java, o tigre caspiano e o tigre de Bali. As cinco subespécies que ainda sobrevivem estão protegidas por uma associação chamada União Internacional para a Conservação da Natureza e são:

● Tigre da Sibéria - Vive no leste da Sibéria, na Manchúria, no norte da China e em algumas regiões da península coreana. Tem uma pelagem amarelada e a cauda preta e branca.
● Tigre da Índia - Vive na Índia e é a subespécie mais comum. Cerca de 1/4 destes tigres vive em reservas protegidas.
● Tigre da China - Vive em algumas regiões da China. Estima-se que só existam apenas cerca de 100 animais desta subespécie!
● Tigre-da-Indochina - Vive na Malásia, Tailândia e Indochina.
● Tigre-de-Samatra - Vive nas oito províncias de Samatra. Estima-se que existam cerca de 800 destes tigres.

O tigre macho pode atingir 2,6 metros de comprimento e pode chegar a pesar 300 kg! Se uma pessoa mede mais ou menos 1,70 metros, imagina como são grandes!

Geralmente, as ninhadas dos tigres têm duas a quatro crias, que ficam com a mãe durante dois anos até se lançarem sozinhas no mundo.

O pelo dos tigres é laranja-amarelado com listas negras e as listras da cara do tigre são como as impressões digitais de uma pessoa. Pois é! Não há dois tigres com o mesmo padrão.

O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre da Sibéria com 2,6 metros de comprimento e 320 quilos de peso!

Para ter uma idéia da força destes animais, podemos dizer que um tigre consegue puxar um animal com cerca de 900 quilos! Além disso, consegue saltar 9 metros em comprimento e 5 metros em altura.

Apesar de ser um animal muito grande e pesado, o tigre consegue movimentar-se sem fazer nenhum ruído.

Os tigres têm garras fortes e dentes afiados. Os dentes caninos de um tigre são dez vezes mais compridos do que o maior dente de uma pessoa.

Alimentam-se de cervídeos (a família dos cervos) e de antílopes. Geralmente, caçam as suas presas, por isso são animais predadores. Mas também podem comer carne já morta. Um tigre quando está com fome pode comer até 45 quilos de carne numa só refeição.


<< voltar
   

facebook twitter


© Copyright Mariana Caltabiano Criações