POLVO
Octopus spp
O polvo é um animal que pertence aos moluscos. Não tem ossos e o seu corpo é mole.
Vive no fundo do mar, por onde rasteja. Mas apesar de ter um aspecto muito estranho o polvo consegue nadar muito depressa com a ajuda dos seus oito tentáculos cheios de ventosas.
Os locais onde se podem encontrar mais polvos é no Oceano Atlântico Oriental e no Mar Mediterrâneo, mas estes animais existem um pouco por todo o mundo onde haja águas temperadas.
O polvo raramente vive mais de cinco anos.
O macho morre logo depois da reprodução. A fêmea põe os ovos e deixa de se alimentar para os defender de predadores até que os polvos nasçam, morrendo em seguida.
Os polvos conseguem aprender coisas só por observar outros polvos. Por isso dizem que são muito inteligentes!
Estes animais são ótimos caçadores. Os seus sentidos são bastante desenvolvidos.
A sua visão, por exemplo, é extraordinária. Conseguem detectar objetos com cerca de 0,5 cm a um metro de distância. E o funcionamento do seu olho é até muito parecido com o do homem.
Para se comunicar os polvos mudam de cor! Para caçar, cortejar ou proteger-se, passam de pintas coloridas a riscas pretas e brancas, ou mudam a textura da pele, ou então usam os tentáculos para imitar plantas aquáticas.
As espécies mais comuns de polvos têm cerca de um metro de comprimento, mas existem alguns que não passam dos dois centímetros.
O mais impressionante é que, na década de 50 do século XX, um grupo de cientistas descobriu um polvo com mais de nove metros de comprimento!
Normalmente o polvo alimenta-se de caranguejos, camarões e de pequenos moluscos. Mas não pense que o polvo só caça. Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia.
Quando é atacado ou quando se sente em perigo, o polvo aspira uma grande quantidade de água e espirra-a para fora por uma espécie de buraco chamado "sifão", que lhe permite fugir a grande velocidade. Esta fuga é geralmente escondida por uma nuvem de tinta escura que o polvo liberta junto com a água.
A tinta de algumas espécies de polvo pode ter um efeito paralisante sobre o predador.
Este deixa de conseguir ver, sentir e cheirar durante alguns momentos.