PELICANO
Pelecanus

O pelicano é uma ave muito grande. Tem mais de um metro de altura, ou seja, é quase do tamanho de uma criança.

O comprimento das asas abertas pode ser muito maior do que o de um homem alto, chegando quase aos dois metros e meio.

Este pássaro tem uma característica especial única: tem uma grande bolsa sob o bico. Esta bolsa serve para pescar enormes peixes, mas também para armazenar o peixe durante algum tempo.

É que a bolsa do bico do pelicano é duas ou três vezes maior do que o seu estômago. Por isso o nosso amigo pesca bastante, mas não come tudo de uma vez. Guarda alguns peixes para comer mais tarde.

Estamos sempre falando de peixes porque o pelicano é uma ave marinha e peixes e crustáceos são o seus alimentos.

Para capturar a comida, este animal tão especial tem duas formas de pescar:

O pelicano-castanho, que habita no continente americano, costuma mergulhar fazendo um vôo até à água. É claro que mergulhar vindo do ar é muito eficaz, porque o pelicano vê muito melhor os peixes e pode apanhar mais deles.

O pelicano-branco, que vive na Europa, Ásia e África, e o pelicano-australiano não mergulham. Preferem capturar o seu alimento de outra maneira: o truque é nadar sobre a água e mergulhar o bico quando o peixe passa. Isto é que é apanhá-los de surpresa!

Os pelicanos costumam pescar em conjunto. Os pelicanos-castanhos voam vagarosamente rente à água, em fila indiana. Quando vêem o peixe atiram-se sobre eles.

Os outros pelicanos nadam todos juntos formando uma ferradura para aprisionarem os peixes entre eles e, em seguida, todos mergulham a cabeça ao mesmo tempo para recolherem os peixes nos seus enormes bicos.

Pois é, os pelicanos andam sempre em grandes grupos ou colônias e são aves muito sociáveis.

É claro que quando mergulham e apanham o peixe também apanham muita água, mas não há problema, porque esta é escorrida pelos lados do bico antes dele engolir o peixe inteiro.

Apesar de ser uma ave muito grande, o pelicano é muito leve e gracioso quando voa. O problema é que em terra parece muito trapalhão e desajeitado.

Outra característica especial dos pelicanos é que têm quatro dedos em forma de mão (três virados para a frente e um virado para o lado) e todos eles estão ligados por uma membrana que os ajuda a nadar.

Durante as décadas de 1960 e 1970 os pelicanos-castanhos quase desapareceram? Foi devido aos peixes que pescavam, que se encontravam contaminados por pesticidas lançados pelo Homem.

O pelicano que tem o maior bico é o pelicano-australiano cujo bico pode chegar a quase meio metro. É bastante... Imagina quantos peixes cabem nele!

Mas não penses que o pelicano passa o dia a pescar. Por volta das 9 da manhã toda a alimentação do dia já está feita. O resto do dia é para nadar, limpar as penas ou não fazer nada mesmo.

Quando está muito calor as suas enormes asas são muito úteis para refrescar o corpo. A bolsa do bico também ajuda.

Habitualmente, quem constrói o ninho é o macho no início da primavera. Os pelicanos-castanhos põem entre dois a três ovos de cada vez e estes demoram perto de 30 dias a eclodir.

O primeiro vôo do pelicano bebê ocorre por volta de seus três meses de idade.


<< voltar
   

facebook twitter


� Copyright Mariana Caltabiano Criações