MORCEGO

Os morcegos são os únicos mamíferos que têm asas e voam. Parecem-se com pequenos ratos e vivem quase sempre de noite. Existem em todas as partes do mundo, menos nos pólos (onde faz muito frio) ou em ilhas muito afastadas.

Antigamente, as pessoas acreditavam que eles eram espíritos maus, porque só viviam de noite, e até foram confundidos com os vampiros. É que existem alguns morcegos que, tal como os mosquitos, bebem sangue, mas não chegam a matar o outro animal.

Os morcegos conseguem voar por causa da transformação dos seus braços em asas. Os morcegos pertencem à ordem "Chiroptera", palavra grega que significa exatamente: "mão transformada em asa".

Existem dois tipos de morcegos: os que existem na África e na Ásia, que são os maiores do mundo, e os da América e Europa, que normalmente são bastante pequenos.

Sabia que os maiores morcegos chegam a ter dois metros de asas abertas, o que chamamos de envergadura? Podem ser maiores do que um homem!

Os morcegos passam dormindo, escondidos em lugares escuros, como as cavernas e as copas das árvores. Só saem à noite para se alimentar. Muitos deles dependem de um sistema de orientação noturna porque enxergam mal. Este sistema ajuda-os a descobrir onde estão os outros animais, os seus movimentos e a não chocarem com as coisas.

Eis como funciona o sistema de orientação:
- Os morcegos dão gritos, que provocam ondas com uma frequência muito alta, que o homem não ouve. Esses impulsos, chamados ultra-sons, ao atingirem um objeto são refletidos em forma de ecos e captados pelos ouvidos do morcego.
- Através deste "sonar", os morcegos conseguem identificar, enquanto voam, o ambiente que os envolve bem como a forma e dimensão do que os rodeia.

Ao contrário do que se pensa, os chamados "morcegos-vampiros" não chupam o sangue fazendo dois furinhos no pescoço da vítima. Usam os dentes para fazer um corte na pele do animal e depois usam a língua em forma de tubo para chuparem o sangue até se saciarem!

A saliva do morcego tem um anticoagulante (uma substância que impede o sangue de ajudar a cicatrizar as feridas) muito eficiente, assim o sangue não coagula durante um bom tempo. Sabia que esta característica é muito importante para a Medicina? Ajuda a evitar problemas de coração e a não deixar as veias entupirem, por exemplo.


< voltar
   

facebook twitter


© Copyright Mariana Caltabiano Criações