HIPOPÓTAMO
Hippopotamus amphibius
O hipopótamo vive habitualmente junto aos rios e lagoas de África. Estão quase sempre dentro de água, ficando apenas com a cabeça de fora para respirar.
Quer dizer, a cabeça toda não, praticamente só fica a parte de cima da cabeça: as orelhas, os olhos e as narinas.
Apesar de flutuar muito bem, o hipopótamo é um mamífero enorme: chega a pesar acima de três toneladas (quase o mesmo do que três automóveis!) e mede mais de 4 m de comprimento.
Por ser tão grande, redondo e pesado, o hipopótamo gosta muito de estar dentro de água, onde se torna leve, rápido e onde é mais fresquinho.
Mesmo assim, em terra consegue correr à surpreendente velocidade de 30 km/h, tão rápido como uma pessoa!
Seu nome em latim significa "cavalo do rio".
É que o hipopótamo debaixo de água come, flutua, anda, dorme e até corre com as suas patinhas curtas.
Um hipopótamo adulto pode permanecer debaixo de água cerca de seis minutos.
Apesar de grossa, a pele do hipopótamo é muito sensível e o sol pode causar-lhe queimaduras. Durante o dia sai para descansar ao sol sobre a areia ou lama (principalmente durante os meses do Inverno). Quando volta para dentro de água a sua pele está cor-de-rosa. Trata-se de um suor especial, muito gorduroso que ajuda este animal a proteger-se das queimaduras solares.
Para se alimentar, o hipopótamo necessita de uma grande quantidade de comida: entre 200 e 300 kg de vegetais diariamente.
Quando a mãe hipopótamo fica grávida, ao fim de mais ou menos oito meses nasce um único filhote (muito raramente nascem dois) já com mais de 30 kg!
Normalmente, os hipopótamos vivem em manadas de 10 a 15 animais, sendo muito raro vê-los em grupos muito grandes (só se houver falta de água ou comida na região). Os grupos são em sua maioria compostos por fêmeas, seus filhotes de várias idades e um macho dominante, que controla todo o grupo. Este é capaz de ser muito violento para os proteger. Até os leões e os crocodilos têm medo deles.
Quer saber uma coisa engraçada?
A boca do hipopótamo é a que tem maior amplitude de abertura do mundo animal! E é cheia de dentes bicudos, tornando este animal muito perigoso (para os outros animais e também para o Homem). Os dentes nunca param de crescer durante toda a vida do hipopótamo?
É com estes dentes que lutam com os seus rivais e se defendem dos inimigos.
Vence o que tiver maiores dentes!
Sabia que existe uma espécie que se chama hipopótamo-pigmeu?
É parecido com o hipopótamo comum, mas é muito menor (pesa mais ou menos 200 kg) e tem as patas proporcionalmente um pouquinho mais compridas.