GORILA
Gorilla gorilla
Os gorilas são os maiores primatas que se conhece.
Em média, o gorila macho mede 1,70 m e pesa 160 kg e a fêmea mede 1,50 m e pesa 90 kg! São da altura de uma pessoa, mas bem mais pesados!
Os gorilas foram "descobertos" há 2000 anos e já foram confundidos com homens e mulheres cobertos de pelos durante uma expedição na África.
Os gorilas dividem-se em três subespécies:
● O gorila da montanha: vive nas florestas montanhosas do continente africano, entre os 2800 os 4000 metros de altitude, em Uganda, Ruanda e no Zaire.
● O gorila ocidental das terras baixas: vive em florestas úmidas e densas, áreas pantanosas e florestas montanhosas (até 3000 metros de altitude), desde a Nigéria até o Zaire.
Embora todos gorilas tenham o pelo negro, os gorilas da montanha distinguem-se dos outros porque têm o pelo mais denso e longo. Pudera, faz bem mais frio onde eles vivem!
A alimentação das três subespécies também é um pouquinho diferente, mas todos comem folhas, frutos, sementes, caules, raízes, flores, caracóis, formigas, larvas de borboleta e de outros insetos.
Os gorilas são animais quadrúpedes, ou seja, têm quatro membros. Mas, ao contrário dos cães e dos gatos, por exemplo, tanto conseguem andar sobre as quatro patas como apenas sobre duas.
É o macho que decide sobre as deslocações do grupo para outros locais. É também a ele que cabe a tarefa de proteger as fêmeas e os mais jovens. Para intimidar os possíveis inimigos, o gorila tem por hábito bater no peito. Mas é mesmo só para assustar!
Já te dissemos que os gorilas têm algumas semelhanças com o homem? Mas não é só na postura e na maneira de usar as "mãos" e os "pés" que os gorilas se parecem com as pessoas. O período de gestação de uma cria de gorila é cerca de 9 meses, o mesmo tempo que dura a gravidez de uma mulher! Depois de nascer, a cria de gorila é amamentada durante um período entre os 2 e os 4 anos de vida.
Aos 7 anos os gorilas já podem ter filhotes e um gorila pode viver até 35 anos.
Há cada vez menos gorilas por causa da ação do homem: as florestas onde vivem são destruídas para o uso da madeira das árvores ou para o cultivo das terras.
Os gorilas vão perdendo, assim, o seu habitat.