O QUE SÃO OS DINOSSAUROS?

 

Dinossauro vem do grego deinos-saurios, que significa “lagarto atemorizante”.

Há muitos e muitos anos, viveu um extraordinário grupo de animais chamado dinossauros. Eles sobreviveram por aproximadamente 150 milhões de anos e desapareceram da Terra da forma mais misteriosa já vista. Muitos deles eram gigantes e alguns deles não eram maiores que uma galinha. Alguns eram mansos e comiam somente plantas; outros tinham dentes afiados e comiam carne. Alguns Dinossauros eram répteis assim como os lagartos. Eles tinham a pele escamosa e botavam ovos. Mas ao contrário do lagarto, que era pequeno, com pernas curtas, os dinossauros tinham longos pescoços em cima de seus corpos, o que significava que eles podiam se movimentar muito mais facilmente.
Muitos outros répteis viveram na era dos dinossauros, nadando no mar e voando no céu, mas os dinossauros viveram apenas em terra. Hoje, nós sabemos sobre eles porque seus ossos e dentes foram preservados em rochas como fósseis.

A era mesozóica foi a era dos dinossauros. Ela é dividida em três períodos:

Triássico
(de 250 a 208 milhões de anos atrás)

Jurássico
(de 208 a 144 milhões de anos atrás)

Cretáceo
(de 144 a 66 milhões de anos atrás)

DINOSSAUROS POPULARES E OS PERÍODOS EM QUE VIVERAM NA TERRA:

Tiranossauro rex
Período: Cretáceo
Peso: oito toneladas
Tamanho: doze metros de comprimento e seis metros de altura
Um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje. Tinha cinqüenta dentes afiadíssimos de até vinte centímetros.
   
Velociraptor
Período: Cretáceo
Peso: noventa quilos
Tamanho: dois metros
Vivia na região da Mongólia. Movia-se numa velocidade de 100 km/h e, carnívoro, caçava em grupo. Atacava com suas poderosas garras curvadas em formas de gancho.
   
Braquiossauro
Período: Jurássico
Peso: noventa toneladas
Tamanho: vinte e cinco metros de comprimento e quinze metros de altura
Comia duas toneladas de plantas por dia. Apesar do tamanho, conseguia correr a 20km/h.
 
Tricerátopes
Período: Cretáceo
Peso: seis toneladas
Tamanho: dez metros de comprimento
Lembra um rinoceronte. Tinha um corno curto sobre o nariz e dois enormes em cima das sobrancelhas. Era herbívoro.
 
Estegossauro
Período: Jurássico
Peso: quatro toneladas
Tamanho: oito metros de comprimento e quatro metros de altura
Tinha placas ósseas que ficavam em pé ao longo de sua coluna vertebral e serviam de reguladores térmicos. O pescoço terminava numa cabeça muito pequena.
 
Pterossauro
Período: Fim do Cretáceo
Peso: vinte e cinco quilos
Tamanho: A envergadura das asas era de cinco metros e meio. O “lagarto voador” era carnívoro e voava semelhante à do planador, pois seu esqueleto era formado por ossos ocos.

No fim do cretáceo (por volta de 66 milhões de anos atrás), os dinossauros começaram a desaparecer da Terra. Alguns cientistas acreditam que os dinossauros ficaram tão grandes que não podiam mais se locomover. Existe uma corrente que fala num meteorito gigantesco que se chocou com a Terra. O clima se tornou mais frio e seco. As plantas não sobreviveram, o que matou os herbívoros, que eram o alimento dos carnívoros, ocorrendo uma extinção em cadeia.


<< voltar
   

facebook twitter


© Copyright Mariana Caltabiano Criações