ÁGUIA
A águia é uma ave de rapina, ou seja, caça outros
animais menores para se alimentar. Existem muitas espécies de águias, algumas delas bastante grandes e fortes.
A águia imperial vive nas grandes planícies da Península Ibérica. Tem penas castanhas escuras, grandes olhos dourados que vêem muito bem e algumas chegam a ter asas de dois metros de envergadura (largura), mais que o comprimento de um homem.
As águias voam muitos quilómetros e usam o vôo, o bico e as garras afiadas para caçar. Comem pequenos animais: ratos, pássaros, cobras e petiscos do gênero. Estão sempre muita atentas a tudo que se move no chão por baixo delas. Um casal de águias caça frequentemente em conjunto: um persegue a presa até a cansar e o outro desce rápido e a apanha.
São animais ovíparos, ou seja, os filhotes nascem de ovos. A incubação dura entre 35 a 45 dias, mais do que um mês. Os filhotes que nascem primeiro são mais fortes, mas são dependentes dos pais durante 30 ou mais dias. Quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais, que a partir desse momento lhes negam alimento.
O macho é quase igual à fêmea. O que os distingue é que a fêmea é um pouco maior. O macho colabora muito na construção do ninho, na incubação dos ovos e na alimentação das crias. Algumas vezes é o macho que fica tomando conta do ninho para a fêmea caçar.
Normalmente, o ninho é construído num precipício alto, mas se não houver nenhum podem usar as árvores. O local de ninho preferido é onde a presa pode ser vista facilmente e, ao mesmo tempo, onde as crias estão protegidas.
A águia de Cabeça Branca é o símbolo nacional dos Estados Unidos da América. Ela representa a coragem, a independência e a força desse país.